[TUTORIAL]Tirando duvidas em Pawno

domingo, 27 de janeiro de 2013
Unknown
Caso você seja novato em PAWN, aconselho ler este tutorial, de "Oque você precisa sabe sobre PAWN".




Perguntas Frequêntes
  • Quais são os programas necessários para aprender a linguagem do jogo ?
    • Para começar a programar certo, nada mais do que começar com os programas necessários
      para realizar alguns testes, criar FilterScripts, GameModes e até Servidores!

      Pawno.exe:
      Este simples aplicativo lhe permite editar/criar/modificar arquivos do sa-mp, tornando
      muito fácil de utilização por usar um esquema de cores para realçar a sintaxe.

      Sever.sa-mp.exe
      Com este lindíssimo programa você irá poder iniciar seu servidor e testes!

      Sa-mp.exe
      E por fim, com este programinha você irá testar seus códigos pelo in-game,
      e também jogar em outros servidores.

      Descarregar arquivos
      Para baixar os programas necessários, você terá que ir ao site oficial do sa-mp,
      sa-mp.com e clicar em "downloads" e selecionar o download desejado.
      Caso queira baixar o servidor(Incluindo o Pawno.exe, Sever.sa-mp.exe) é só
      clicar aqui(Windows, Linux) .
      Más caso você queira apenas baixar o Cliente para entrar e jogar
      nos servidores é só clicar aqui.

      INFO: Os arquivos contidos nos links acima foram retirados do site oficial do sa-mp,
      por tanto, eles estão livre de qualquer virus.

  • Inicianto na programação PAWN
    • Bom para inciar no ramo de programação, eu lhe darei duas dicas que a maioria dos programadores
      fazem antes de qualquer coisa, é bem seimples, apenas que leia algumas das apostilas abaixo:


      Lógica da programação.pdf
      Com esta apostila, você irá entender como funciona as lógicas de complicados sistemas
      desenvolvido aqui no fórum. Também irá aprender a lógica de funções.

      Algorítimos
      E agora com esta apostila você irá aprender a fazer funções que terão
      instruturas corretas para ter um bom funcionamento do mesmo.

      Pseudocódigo.pdf
      Com o Pseudocódigo, você irá aprender fazer funções/algorítimos em forma escrita, bem útil para Intermediários.
  • Como crio meu servidor ?
    • Bom, um membro fez um vídeo explicando corretamente
      como se abre um servidor, clique aqui para acessar o tutorial.
  • Meus objetos estão transparentes, como resolver?
    • Este erro é comum entre os usuários que utilizam gamemodes antigos ou versões
      do pawno antigas, para resolve-lo você terá que adicionar um parâmetro no CreateObject,
      lógicamente o último que você colocará a distância para o objeto ser exibido.
      Coloque de preferência "300.0" por ser padrão do jogo.
  • Como crio mapas para o sa-mp?
    • Pois bem, para criar mapas é necessário você realizar o download do Multi Left Auto(clique aqui), depois cliquem em "Map Editor",
      após carregar, você pode selecionar o item e salvar, antes de sair do MTA,
      verifique se você salvou corretamente, assim impedindo perca de arquivos.
  • Como posso converter mapas do Mta para Pawn/SA-mp ?
    • Para você converter mapa, você pode utilizar uma ferramenta muito útil,
      criada pela equipe sa-mp, ela é o ConvertFFs"
  • Meu servidor está aparecendo "Sever Unknow command" como arrumo ?
    • Este erro é o mais típicos de todos, para arruma-lo basta você procurar seu
      OnPlayerCommandText, e aonde está "return 0;", você introduz uma mensagem,
      exemplo:

      pawn Code:
      return SendClientMessage(playerid, -1,"ERRO: Comando incorreto.");
  • Como coloco os novos objetos no meu servidor ?
    • Você pode utilizar o editor do JernejL para colocar os novos objetos,
      pois o mesmo aplicativo é atualizado sempre quando há uma atualização importante.
      o link do editor se encontra aqui.
  • Como posso utilizar o Notepad++ Como editor de Pawn ?
  • Mensagens no chat estão aparecendo repetitivamente, como resolver?
    • Se você contém um servidor, sem dúvida já aconteceu isto com você,
      para resolver é simples, basta procurar por OnPlayerText e aonde está o último
      "return 1;" mude para "return false", assim as mensagens não irão sair repetidas
      no chat, caso o erro continuar, verifique os FilterScripts.
  • Como modifico a forma de andar dos jogadores ?
    • Este erro é muito comum, para modificar, basta apenas adicionar no OnGameModeInit
      a seguinte função:
      pawn Code:
      UsePlayerPedAnims();
  • Como descubro o ID de um interior?
    • Basta você digitar /Interior no jogo que aparecerá o Id do interior.
  • Como posso criar um NPC?
  • Como mudo a cor do player
    • Para mudar a cor do player, você pode utilizar função SetPlayerColor.
      pawn Code:
      SetPlayerColor(playerid, Sua_cor);

      Caso você tenha problemas de cores não entendendo, basta você acessar a página
      da Wikipédia do sa-mp, clique aqui.
  • Meu código está apresentando 26 erros, oque pode ser ?
    • Quando aparece este erro, normalmente é quando você esquece de uma chave fechada,
      para resolver isto, baixe o NotePad++ que tem uma sintaxe bem ótima para estes casos,
      veja a imagem:


      Ao passar na chave, ele automaticamente indicará o abrimento ou fechamento do código.
  • Como coloco meu servidor na aba "Internet" do Sa-Mp ?
    • Basta você procurar a linha "announce" no sever.cfg e coloque para 1

      Code:
      announce 1
      E assim, automaticamente seu servidor estará na aba "Internet", caso o
      erro persistir, procure ajuda no suporte de sua operadora de hospedagem SA-MP.
  • Oque são Streamers, Como eles funcionan?
    • Streamer são códigos/linhas de script's que aumentão o limite dos objetos,
      carros, pick-ups.

      Eles funcionam da seguinte maneira:
      Quando um player chega em um certo local, todos os objetos daquele local
      é criado, e os objetos que estão longe do player são destruidos assim nunca
      chega no limite original do sa-mp.

Erros comuns
  • Nome do Erro Causa do erro/Solução
    Expected token: Simbolo, but found "Símbolo" Está faltando um símbolo no código que não permite-roda-lo, verifique se as chaves estão corretamente fechadas, se está fechado também a string " text ".
    funcion Nome is not implementedA função está faltando parâmetros, verifique os parâmetros novamente.
    function way not have argumentsA função não permite o uso de argumentos/parâmetros.
    must be a constant expression; assumid zeroA matriz foi utilizada de forma incorreta(Você excedeu o limite de dimensões).
    undefined symbol: PalavraArray ou variável não existe ou não foi criada
    initialization data exceeds declared sizeVocê declarou menos do que utilizou na array, aumente a mesma
    symbol already defined: NOMEColoque outro nome.
    array assignment must be simple assignmentVocê está utilizando os operadores incorretamente, verifique novamente
    invalid expression, assumid zeroExpressão dos argumentos são incorretas, olhe a sintaxe(+, +=, -, -=. *, *=, /, /=)
    unknown directiveDefinição/Diretiva utilizada é inexistente
    array index out of boundsVocê utilizou mais do que a array permitia
    array must be indexed (Nome)Você adicionou valores em uma variável, coloque a mesma para array.
    invalid string ( possible non-terminated string)Você abriu ' " ' e não fechou, procure no final da string e veja se estão fechados incorretamente
    duplicate "case" label(Número)O Switch está com valores duplicados/iguais, verifiqueapós o case.
    nmatched closing braceSeu script está faltando fechar a chave '}'
    #define pattern must be an array ( argument nome )Você definiu/usou a função incorretamente, sendo que o pawno não suporta.
    Input line too long ( after substitutions )A string está muito grande para poder ser formatada/usada, veja esta postagem
    warning 219: local variable "Nome" shadows a variable at a preceding levelA variável já está definida, apenas mude o nome da mesma.
    redefinition of constant/macroVocê criou duas definições iguais, renomeie uma ou exclua
    public function lacks forward declaration (symbol "Nome Public")Você criou uma public que necessita de uma definição(forward).

    Observações:
    - As palavras em verde, são as que mudaram dependendo do código.

Cores SA-MP
  • Para quem está começando agora, irei postar as principais cores para o SA-MP,
    pawn Code:
    #define Amarelo                                                                 0xFFFF00AA #define Azulfor                                                                 0x0000FFAA #define Laranja                                                                 0xFF5604AA #define Vermelho                                                                0xFF0000AA #define Cyan                                                                    0x00F9F9AA #define Cinza                                                                   0xC0C0C0AA #define Verde                                                                   0x80FF80AA #define Azul                                                                    0x33CCFFAA #define Rosa                                                                    0xFF00FFAA #define AmareloClaro                                                            0xFFFF00AA #define Azulclaro                                                               0x0088FFFF #define Roxo                                                                    0xA02DD2AA #define RoxoClaro                                                               0xE285FAAA #define VerdeClaro                                                              0x00FF00AA #define AzulClaro                                                               0x33CCFFAA #define Branco                                                                  0xFFFFFFAA #define VerdeOliva                                                              0x9DAD80FF


    Lembre-se que é aconselhável elas serem botadas no topo do gamemode, más
    podem ser usadas em mensagens:
    pawn Code:
    SendClientMessage(playerid, Vermelho, "[Erro]: Comando incorreto!");

1 comentários:

clod disse...

My best editor is Codelobster

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